


FAZENDO DE VOCÊ UMA PEÇA DESTE QUEBRA-CABEÇA.


DE 04 A 06 DE SETEMBRO DE 2019

COMEÇA EM

APRESENTAÇÃO
A JWONU é um evento realizado todos os anos no Colégio Embraer Juarez Wanderley que consiste na simulação do processo decisório e das regras de conduta de diversos organismos multilaterais que integram o sistema da ONU - Organização das Nações Unidas. É totalmente organizado pelos alunos tendo uma equipe de apoio de professores do Colégio Embraer Juarez Wanderley.
Na JWONU os alunos assumem o papel de diplomatas e, ao representarem diversos países, discutem assuntos relevantes da agenda internacional. Além disso, também existem comitês em que os participantes representam chefes de Estado, juízes ou repórteres internacionais.
Sendo uma atividade complementar ao ensino padrão da sala de aula, a Simulação da ONU traz aos estudantes de Ensino Médio a oportunidade discutir e refletir sobre diversos temas da agenda internacional como direitos humanos, economia política, segurança, paz e meio ambiente. Ao buscarem soluções para tais problemas internacionais, os alunos colocam em prática suas aptidões com oratória, capacidade de negociação, cooperação, tolerância e liderança.
HISTÓRICO
Buscando conhecer melhor o funcionamento dos modelos de Simulações, começamos a participar desses eventos no ano de 2008. Repetimos essa experiência com vários alunos por três anos. No ano de 2011 e 2012, demos os primeiros passos para a organização da nossa própria simulação. Restrita aos alunos do PPU de Humanas e realizados durante os horários das próprias aulas, os alunos puderam experimentar como era defender os pontos de vistas das variadas nações sobre determinados temas. Nessa experiência, a condução e mediação dos debates eram realizados por alunos que haviam participado de modelos externos e compartilhavam com os demais colegas todas as experiências vividas.
No Colégio Embraer Juarez Wanderley, a JWONU surgiu em 2013 como uma atividade complementar à grade curricular do Ensino Médio, oferecendo aos estudantes a oportunidade de refletir e de discutir temas relacionados aos direitos humanos, à política, à economia, à segurança, à paz e ao meio ambiente. Ao buscarem soluções para tais problemas internacionais, os alunos colocam em prática suas aptidões com oratória, capacidade de negociação, cooperação, tolerância e liderança, além de desenvolverem aspectos relacionados à alteridade, empatia, cidadania e autonomia.
Lançando o slogan "Fazendo de você uma peça deste quebra-cabeça", o primeiro evento contou com a participação dos alunos de 1ª a 3ª série do Colégio. Em 2014, a simulação foi aberta a outras escolas de Ensino Médio da Rede Pitágoras e parceiras, um total de 235 vagas. Em 2015 para a séries de 1ª a 3ª do Colégio e colégios da Rede Pitágoras em um total de 292 vagas. Já no de 2016 ampliamos o número de comitês e vagas, com 505 vagas disponíveis em 12 comitês, para todas as séries do ensino médio do colégio e também aberto para outras escolas da Rede Pitágoras.
Em 2018 tivemos alunos de mais 19 escolas convidadas (2 escolas públicas) de: São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caçapava São Paulo, Jundiaí, São Lourenço, Bragança Paulista, Arujá e Mogi das Cruzes, sendo cerca de 600 pessoas envolvidas e participando ativamente do evento, o que coloca a JWONU entre as mais importantes simulações da ONU para o ensino médio no Brasil.

Mensagem do Secretariado-geral

O secretariado-geral gostaria de convidar a todos para a 7º edição desse grande evento. Desde sua primeira versão, a 7 anos atrás, a JWONU se tornou uma das maiores simulações da ONU para o ensino médio de todo o país e nós nos sentimos imensamente honrados de fazer parte de um evento tão importante quanto este. Neste ano, esperamos que os senhores possam desfrutar o máximo possível ao discutir temas essenciais para nossa formação como cidadãos. Nós acreditamos na importância do diálogo e da comunicação, não só entre os diversos países do globo mas também entre os indivíduos que farão parte dessa experiência, nos integrando a outras realidades. Vemos isso como algo de grande relevância para compreender o mundo em que vivemos. Para atender às demandas de uma simulação desse porte, contamos com uma equipe de alunos e professores que se dedicam ao evento por meses para que ele fique pronto, e para que cada discussão e detalhe proporcione uma visão bem ampla e verossímil. Portanto, desde já agradecemos a participação de todos e desejamos uma excelente simulação!
EQUIPE ORGANIZADORA
ALUNOS
Alisson Lauro Nunes, Ana Gabriela P. Máximo, Andresa Lopes Valério, Andressa Silva de Oliveira, Anthony Pascoal dos Santos, Avalon de León Siqueira, Barbara P. Barbosa, Beatriz Oliveira de Toledo, Bruna Mota de Paula, Bruno Prudente de Oliveira, Christopher Frige L. Santos, Cyntia dos Santos Faria, Daniella Araújo de O. Nogueira, Emily Christine da Silva, Gabriel Macedo Rodrigues, Gabriela Costa de Souza, Giovanna Laís Oliveira Santos, Guilherme Augusto A. de Souza, Guilherme Dias Moreira, Guilherme Espinola Portes, Ingrid Isabela B. dos Santos, Jennifer Vieira Goulart, João Vitor Lima de Paiva, Kailani Palmieri Mota, Karoline Viana F. dos Santos, Kauê Silveira, Kethelyn Isadora Martins, Kevin Caramelo Muniz, Kevin Silveira, Marcio Vinícius Oliveira, Maria Eduarda F. Carneiro, Maria Eliza Batista da Silva, Maria Fernanda A. da Silva, Miguel Lucas S. de Farias, Milena Rocha, Misael Dutra Gomes, Nicole Cristina Moreira, Pedro Henrique G. Cazanova, Rayane Aguiar M. Pereira, Renan Pereira Gomes, Rodrigo da Rosa V. Fernandes, Sarah Amaral de Castro, Thiago Caetano P. de Oliveira, Vinicius Odair Correa, Yara Vilela Santos, Yasmin A. Ferreira Araújo e Yasmin Oliveira Vieira.
APOIO INSTITUCIONAL
REALIZAÇÃO:


